ORAÇÕES SUBORDINADAS
ADJETIVAS
Uma oração subordinada adjetiva
é aquela que possui valor
e função de adjetivo,
ou seja, que a ele equivale. As orações vêm introduzidas por pronome relativo e
exercem a função de adjunto adnominal do antecedente. Observe o exemplo:
Esta
foi uma redação
bem-sucedida.
Substantivo Adjetivo (Adjunto Adnominal)
Substantivo Adjetivo (Adjunto Adnominal)
Note que o substantivo
redação foi caracterizado pelo adjetivo bem-sucedida. Nesse caso, é
possível formarmos outra construção, a qual exerce exatamente o mesmo papel. Veja:
Esta
foi uma
redação
que fez sucesso.
Oração Principal Oração Subordinada Adjetiva
Oração Principal Oração Subordinada Adjetiva
Perceba que a
conexão entre a oração subordinada adjetiva e o termo da oração principal que
ela modifica é feita pelo pronome
relativo que. Além de conectar (ou relacionar) duas orações, o
pronome relativo desempenha uma função sintática na oração subordinada: ocupa o
papel que seria exercido pelo termo que o antecede.
Obs.: para que dois períodos
se unam num período composto, altera-se o modo verbal da segunda oração.
Atenção:
Vale lembrar um recurso
didático para reconhecer o pronome relativo que: ele sempre pode ser
substituído por:
o
qual - a qual - os quais -as quais
Por Exemplo:
Refiro-me
ao aluno que é estudioso.
Essa oração é
equivalente a:
Refiro-me
ao aluno o qual estuda.
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Forma das Orações
Subordinadas Adjetivas
Quando são introduzidas por um
pronome relativo e apresentam verbo no modo indicativo ou subjuntivo, as orações
subordinadas adjetivas são chamadas desenvolvidas. Além delas, existem
as orações subordinadas adjetivas reduzidas, que não são
introduzidas por pronome relativo (podem ser introduzidas por preposição) e
apresentam o verbo numa das formas nominais (infinitivo, gerúndio ou
particípio).
Por Exemplo:
Ele
foi o primeiro aluno que se apresentou.
Ele foi o primeiro aluno a se apresentar.
Ele foi o primeiro aluno a se apresentar.
No primeiro período, há uma
oração subordinada adjetiva desenvolvida, já que é introduzida
pelo pronome relativo "que" e apresenta verbo conjugado no pretérito
perfeito do indicativo. No segundo, há uma oração subordinada adjetiva
reduzida de infinitivo: não há pronome relativo e seu verbo está no
infinitivo.
Classificação
das Orações Subordinadas Adjetivas
Na relação
que estabelecem com o termo que caracterizam, as orações subordinadas adjetivas
podem atuar de duas maneiras diferentes. Há aquelas que restringem ou especificam
o sentido do termo a que se referem, individualizando-o. Nessas orações não há
marcação de pausa, sendo chamadas subordinadas adjetivas restritivas.
Existem também orações que realçam um detalhe ou amplificam dados
sobre o antecedente, que já se encontra suficientemente definido, as quais denominam-se
subordinadas adjetivas explicativas.
Exemplo
1:
Jamais teria chegado aqui, não fosse a gentileza de um
homem
que passava naquele momento.
Oração Subordinada Adjetiva Restritiva
que passava naquele momento.
Oração Subordinada Adjetiva Restritiva
Nesse
período, observe que a oração em destaque restringe e particulariza o
sentido da palavra "homem": trata-se de um homem
específico, único. A oração limita
o universo de homens, isto é, não se refere a todos os homens, mas sim àquele
que estava passando naquele momento.
Exemplo
2:
O homem, que se considera racional, muitas vezes age animalescamente.
O homem, que se considera racional, muitas vezes age animalescamente.
Oração Subordinada Adjetiva Explicativa
Nesse
período, a oração em destaque não
tem sentido restritivo em relação à palavra "homem": na
verdade, essa oração apenas explicita uma ideia que já sabemos estar contida no
conceito de "homem".
Saiba
que:
A oração subordinada adjetiva explicativa
é separada da oração principal por uma pausa, que, na escrita, é representada
pela vírgula. É comum, por isso, que a pontuação seja indicada como
forma de diferenciar as orações explicativas das restritivas: de fato, as
explicativas vêm sempre isoladas por vírgulas; as restritivas, não.
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Obs.: ao
redigir um período escrito por outrem, é necessário levar em conta as
diferenças de significado que as orações restritivas e as explicativas
implicam. Em muitos casos, a oração subordinada adjetiva será explicativa ou
restritiva de acordo com o que se pretende dizer.
Exemplo
1:
Mandei um telegrama para meu irmão que mora em Roma.
No período
acima, podemos afirmar com segurança que a pessoa que fala ou escreve tem, no
mínimo, dois irmãos, um que mora em Roma e um que mora em outro lugar. A
palavra "irmão", no caso, precisa ter seu sentido limitado, ou
seja, é preciso restringir seu universo. Para isso, usa-se uma oração
subordinada adjetiva restritiva.
Exemplo
2:
Mandei um telegrama para meu irmão, que mora em Roma.
Nesse
período, é possível afirmar com segurança que a pessoa que fala ou escreve tem
apenas um irmão, o
qual mora em Roma. A informação de que o irmão more em Roma não é uma
particularidade, ou seja, não é um elemento identificador, diferenciador, e sim
um detalhe que se quer realçar.
Observações:
As orações
subordinadas adjetivas podem:
a) Vir coordenadas entre si;
Por
Exemplo:
É uma realidade que degrada e assusta a sociedade.
e = conjunção
b) Ter um pronome como antecedente.
Por
Exemplo:
Não sei o que vou almoçar.
o =
antecedente
que vou almoçar = Oração Subordinada Adjetiva
Restritiva
Emprego e Função dos Pronomes Relativos
O estudo das
orações subordinadas adjetivas está profundamente ligado ao emprego dos
pronomes relativos. Por isso, vamos aprofundar nosso conhecimento acerca de pelo menos um desses pronomes.
1)
Pronome Relativo QUE
O pronome
relativo "que" é chamado relativo universal, pois seu
emprego é extremamente amplo. Esse pronome pode ser usado para substituir
pessoa ou coisa, que estejam no singular ou no plural. Sintaticamente, o
relativo "que" pode desempenhar várias funções:
a) Sujeito:
Eis os artistas que representarão o nosso país.
Substituindo
o pronome pelo antecedente, temos:
·
Eis
os artistas.
·
Os artistas (= que) representarão o nosso país.
Sujeito
b) Objeto
Direto: Trouxe o documento que você pediu.
Substituindo
o pronome pelo antecedente, temos:
- Trouxe o documento
- Você pediu o documento (= que)
Objeto Direto
c) Objeto Indireto: Eis o
caderno de que preciso.
Substituindo o pronome
pelo antecedente, temos:
- Eis o caderno.
- Preciso do caderno (= de que)
Objeto Indireto
d) Complemento Nominal:
Estas são as informações de que ele tem necessidade.
Substituindo o pronome
pelo antecedente, temos:
- Estas são as informações.
- Ele tem necessidade das informações (= de que)
Complemento nominal
e) Predicativo do Sujeito: Você é o
professor que muitos querem ser.
Substituindo
o pronome pelo antecedente, temos:
·
Você
é o professor.
·
Muitos
querem ser o professor (= que)
Predicativo do Sujeito
f) Agente da
Passiva: Este é o animal por que
fui atacado.
Substituindo
o pronome pelo antecedente, temos:
·
Este
é o animal.
·
Fui
atacado pelo animal (= por que)
Agente da
Passiva
g) Adjunto Adverbial: O acidente
ocorreu no dia em que
eles chegaram. (adjunto adverbial de tempo).
Substituindo
o pronome pelo antecedente, temos:
·
O
acidente ocorreu no dia
·
Eles
chegaram no dia. (= em que)
Adjunto
Adverbial de Tempo
Observação:
Pelos exemplos citados, percebe-se que o pronome relativo
deve ser precedido de preposição apropriada de acordo com a função que
exerce. Na língua escrita formal, é sempre recomendável esse cuidado.
Disponível em: http://www.soportugues.com.br/secoes/sint/sint35.php
EXERCÍCIOS:
1. Há no período uma oração subordinada adjetiva:
a) Ele falou que compraria a casa.
b) Não fale alto, que ela pode ouvir.
c) Vamos embora, que o dia está amanhecendo.
d) Em time que ganha não se mexe.
e) Parece que a prova não está difícil.
2. Assinale a alternativa que apresenta um período composto onde uma das orações é subordinada adjetiva:
a. “… a nenhuma pedi ainda que me desse fé: pelo contrário, digo a todas como sou”.
b. “Todavia, eu a ninguém escondo os sentimentos que ainda há pouco mostrei.”
c. “… em toda a parte confesso que sou volúvel, inconstante e incapaz de amar três dias um mesmo objeto”.
d. “Mas entre nós há sempre uma grande diferença; vós enganais e eu desengano.”
e. ” - Está romântico!… está romântico… - exclamaram os três…”
3. Classifique cada oração destacada e marque o item que possui a sequência correta dessa classificação.
I. O jovem que
se esforça progride.
II. O livro que li é
muito bom.
III. Teresa, que era
personagem principal, morre no final da história.
a) Restritiva —
Explicativa — Explicativa
b) Restritiva —
Restritiva — Explicativa
c) Explicativa —
Restritiva — Restritiva
d) Explicativa —
Explicativa — Restritiva
e) Restritiva —
Explicativa — Restritiva
4. Reescreva as frases abaixo, criando orações adjetivas introduzidas pelo pronome relativo que:
a)Ele é um homem cumpridor de seus deveres.
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b)Essa menina tem um sorriso cativante.
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c) Essa é uma associação protetora de animais.
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d)Evite comentários ofensivos
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e)Li uma notícia surpreendente.
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5.Classifique as orações adjetivas destacadas:
a)A estrada que desce para o litoral foi interditada
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b)O filme a que me refiro não está em cartaz.
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c)Os professores, que se reuniram hoje, vão divulgar as notas.
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d)São poucos os amigos em quem confiamos de verdade.
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e)Vi uma mulher cujo rosto não me é estranho.
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f)Esse escritor, que mora na Bahia, lançou um novo livro.
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6. Use (E) para orações adjetivas explicativas ou (R) para restritivas:
( )Aqui há brinquedos que fascinam.
( )Aplaudimos o cantor que foi premiados.
( )A casa ,onde nasci é foi reformada.
( )O pianista , que era francês, chegou ao Brasil cedo.
( )A rua onde caí vive deserta.
( )Deixei-o em sua tristeza, que parecia incurável.
( )Pedro, que é muito agitado, derrubou a jarra
Bons estudos!!!!
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