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quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Interpretação de texto e gramática - 8º anos



Encontrei esse texto na internet e achei muito interessante. Apliquei em uma prova com as turmas de 8ºs anos e foi muito produtivo. Espero que gostem.

PROVA TRIMESTRAL DE PORTUGUÊS – 8º ANO – 2º TRIMESTRE

A etiqueta nas redes sociais
Ryana Gonçalves
Ultimamente, temos passado mais tempo no convívio social cibernético do que no convívio social pessoal. Aqui adivinhamos emoções, não há toque, não há olhares silenciosos cheios de significados, não há presença, não há corpo. Há apenas o teclado, o mouse, a tela, o curtir, o compartilhar, o tweetar, retweetar, participar, excluir, bloquear, responder, perguntar.
Apesar de serem espaços sociais diferentes, igualmente vale a etiqueta que aprendemos em casa antes de sair para o mundo.
Todos têm suas manias, receios, ideias, caráter, costumes e essa coisa toda, mas todos devem ser, acima de tudo, RESPEITADOS. Assim como tem aquele cara que nunca posta nada, existe a menina que se expõe demais. Pra ela, pode não ser exagero, mas pros outros sim. Vale o mesmo para caso inverso, existem pessoas sem noção de ambos os sexos, ignorem as estatísticas. Não tem essa de mulher trai menos, homem é mais cafajeste. Aqui é todo mundo igual. Junta a quantidade de gente sem noção, de puritanos, de revolucionários, revoltados, ignorantes e ignorados. Cada um tem algo a dizer, sempre. 
Na realidade, o chato começa quando um começa a reclamar de tal coisa, daí aparece o fulano reclamando do que o ciclano tá reclamando, e aí um monte de gente começa a reclamar dos dois que estão reclamando, e uns começam a reclamar dos outros, e daí já aparecem outros status reclamando... e eu estou reclamando dessa gente que como eu só reclama e não faz nada. 
Vamos trocar ideias? Porque reclamar não acrescenta em nada, só desabafa e daqui a pouco o vazio do desabafo vira mais reclamação, chateação e falta do que fazer.
Mas daí aparece um ser reclamando daquele que posta algo produtivo, que reclama daquele que não posta algo produtivo, segue reclamando, e assim por diante.
Ah, a etiqueta das redes sociais! Que coisa complicada de se entender. Quanto mais a gente tenta colaborar, parece que mais piora. Pedir perguntas no Ask não significa se expor totalmente, compartilhar no Facebook não significa que concorda plena e totalmente com o que está escrito (todos têm o direito de achar legal, simplesmente), curtir não significa "dar em cima" e assim por diante. Temos que entender que assim como temos nossas preferências quanto à comida, e manias quanto as nossas coisas, também tem pessoas com suas particularidades, e ter uma rede social não significa mostrar sua intimidade para o mundo. Ninguém é obrigado a nada.
E sabe o que é uma boa etiqueta, um comportamento muito refinado? Educação. Sim, aprecia-se a boa educação, o respeito, a igualdade. Isso faz falta. Assim como faz falta um bom diálogo frente-a-frente e sair pra dar uma pedalada num dia de sol pra entorpecer o corpo de vitamina D. Pense nisso!
Disponível em: http://thefirstimpressionsofme.blogspot.com.br/ 
Interpretação de texto:
1) O texto classifica-se em:
(    ) narrativo
(    ) argumentativo
(    ) informativo
(    ) descritivo
2) A autora usa a expressão de lugar “aqui” para fazer referência a quê? ___________________________________________________

3) No primeiro parágrafo, separe os elementos e ações que são distinguidas para cada ambiente social. 
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4) Por que a palavra "respeitados" foi escrita de forma diferente?
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5) Qual é o problema apresentado no texto?
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6) O que a autora propõe como forma de amenizar esse problema?
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7) Apesar da argumentação se desenvolver acerca das redes sociais, no fim do texto a autora revela sua opinião sobre a importância de nos desprendermos do mundo virtual. O que ela sugere?
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8) Você já se sentiu incomodado ao ler algo desagradável nas redes sociais? Ou já postou algo e depois se arrependeu?
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9) Observe a charge. Escreva de que forma é possível relacioná-la ao tema do texto. 
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GRAMÁTICA:
10) Escreva nos parênteses:
1) complemento nominal
2) agente da passiva
3) objeto indireto
a) (   ) Obedecemos ao regulamento.
b) (   ) Somos obedientes ao regulamento.
c) (   ) Temos necessidade de diálogo.
d) (   ) Necessitamos de diálogo.
e) (   ) Gostaria de não ser ouvida pela vizinhança.
f) (   ) Referiram-se aos alunos da outra classe.
g) (   ) Nenhuma palavra foi dita pelo coronel.
11) Passe as frases abaixo para a voz passiva analítica:
a) Os anjos não compreendem os homens.
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b) O general enviou vários soldados.
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c) Contam-se histórias incríveis.
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d) O aluno não entendeu o exercício.
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12) Passe as frases abaixo para a voz passiva sintética:
a) Foi perdida uma caneta esferográfica.
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b) Novos componentes eletrônicos foram descobertos.
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c) Histórias incríveis foram contadas.
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d) Uma pirâmide foi construída.
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13) Na oração: “Não foi aceita por mim a recompensa oferecida”, os termos grifados são, respectivamente:
a) sujeito e agente da passiva
b) agente da passiva e sujeito
c) adjunto adverbial e objeto direto
d) objeto direto e sujeito
e) objeto indireto e agente da passiva

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