Pesquisar este blog

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Interpretação de texto - 8ªs séries - Filme Ilha das flores e música Que país é esse?

Trabalhei essa atividade com minha turma de regência e foi muito legal. Abordar as questões éticas e sociais é de suma importância para os nossos alunos.


Atividade para 8ª série.
O mais importante é a reflexão acerca do tema que envolve o curta "Ilha das Flores". Assim sendo, comparamos com o poema de Manuel Bandeira.
Leia o poema abaixo com atenção:
O bicho
Vi ontem um bicho
Na imundice do pátio
Catando comida entre os detritos.
Quando achava alguma coisa;
Não examinava nem cheirava:
Engolia com voracidade.
O bicho não era um cão,
Não era um gato,
Não era um rato.
O bicho, meu Deus, era um homem.
Manuel Bandeira. Rio, 27 de dezembro de 1947

Agora observe o trecho citado no curta “Ilha das flores”:
“[...] O que coloca os seres humanos da Ilha das Flores depois dos porcos na prioridade de escolha de alimentos é o fato de não terem dinheiro nem dono. O ser humano se diferencia dos outros animais pelo telencéfalo altamente desenvolvido, pelo polegar opositor e por ser livre. Livre é o estado daquele que tem liberdade. Liberdade é uma palavra que o sonho humano alimenta, que não há ninguém que explique e ninguém que não entenda”.



1. O que os dois textos têm em comum?
2. Qual a relação que podemos fazer entre o título do poema e o tema que o filme está abordando?
3. O poema, como vimos, foi escrito no ano de 1947 e o filme foi produzido na década de 80. Podemos afirmar que tanto o poema quanto o filme tratam de temas atuais? Explique:
4. A música “Que país é esse?” faz uma crítica ao sistema político e social do Brasil. Podemos relacioná-la com os textos anteriores?
5. Qual a importância, em sua opinião, de refletirmos acerca dessas questões políticas, éticas e sociais?

2 comentários:

  1. Bom dia, por gentileza é possível enviar gabarito, pois gostaria de conferir se meu raciocínio está de acordo com o seu. Também sou professora de português e gostaria de aplicar o questionário a minhas turmas. Agradeço a gentileza desde já!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Ale!
    Esta atividade, eu elaborei com o intuito de fazer o aluno pensar acerca da realidade a qual muitas vezes lhes é "escondida". Caso queiras, posso te enviar uma das possibilidades de resposta.
    Agradeço a tua visita! Abração!

    ResponderExcluir